terça-feira, 1 de junho de 2010

Energias: O Futuro sustentável




Em dezembro do ano passado, diversas nações de todo o mundo reuniram-se em Copenhague na Dinamarca para tentar um acordo de redução das emissões de gases estufas nas próximas décadas.
A proposta mais efetiva para alcançar esse objetivo seria a substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável. Apesar de se tratar de uma das prioridades planetárias não houve consenso nesse encontro.
Recentemente cientistas da Stanford University classificaram os sistemas de energia de acordo com seu impacto no aquecimento global, na poluição, no fornecimento de água, no uso de terras, no uso selvagem e em outros fatores também importantes. As melhores opções foram às energias eólicas, solar, geotérmica, das marés e hidrelétrica ― todas movidas pelo vento, água ou luz solar. A energia nuclear, o carvão com seqüestro de carbono e o etanol foram considerados opções secundárias, assim como o petróleo e o gás natural.
O estudo descobriu que boa parte da poluição do setor de transporte poderia ser eliminada com a substituição dos automóveis convencionais por automóveis movidos a bateria e a célula de hidrogênio, já que apenas 20% da energia da gasolina é usada para mover um automóvel (o resto é perdido como calor), enquanto 80% em média da eletricidade fornecida a veículo elétrico é aproveitada para seu funcionamento.
Hoje, a quantidade máxima de eletricidade consumida ao redor do mundo a cada instante é de 12,5 trilhões de watts, estima-se que em 2030 o mundo precisará de 16,9 trilhões de watts devido o aumento populacional e dos padrões de vida. Para se reduzir as emissões de gases estufa e de outros poluentes do ar, teriam que se investir pesado em fontes de energia limpa e de um planejamento minucioso para não gerar prejuízos ao meio ambiente.
Por Daniel Normando.

Nenhum comentário: