terça-feira, 17 de maio de 2011

É possível enganar o bafômetro?


Tava esses dias sem muita coisa que fazer estudando, quando deparei com a seguinte indagação, será que é possível o bafômetro ou é essa história é pra enganar leigos mito ?
Bom, na verdade é tudo mito. Primeiramente vamos a algumas exposições; o bafômetro caso alguém não saiba é um instrumento utilizado para verificar a quantidade de sangue no álcool álcool presente no ar exalado dos pulmões, que de acordo com pesquisas, tem um erro muito pequeno em relação a quantidade de álcool no sangue.
Há alguns tipos de bafômetros, mas em todos o seu funcionamento baseia-se em reações de oxidação e redução. Os mais simples são os chamados bafômetros descartáveis, mas estes apenas indicam se a pessoa está ou não acima de um limite previamente calibrado. Ah, e não é este o usado pela polícia pra pega a galera no pulo. Os aparelhos mais sofisticados, esses sim usados pela polícia por incrível que pareça, se diferenciam quanto ao tipo de detecção: há os que utilizam um sistema eletroquímico, semelhante ao das pilhas, e os que utilizam um sensor semicondutor. O último é o mais utilizado, nele o álcool é oxidado com a ajuda de um catalisador e isso acaba gerando uma corrente, que medida como voltagem passa as informações para uma central que calcula os valores de quantidade de álcool.

Mas, agora sim, vamos ao que interessa, dá pra enganar esses aparelhos? A resposta é NÃO. Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também não existem.
Vamos aos fatos:

Carvão ativado: devido ao fato de ser muito poroso, pessoas tem fé de que ele absorveria as moléculas do álcool. Em tese isso acontece sim, mas não o suficiente para limpar barra. No máximo para ficar comendo carvão atoa.
Mascar chicletes: aí já é sacanagem, ajudam a disfarçar o hálito, mas no máximo você vai ficar com o hálito fresco, e olhe lá, porque ninguém mais acredita nessa técnica nem minha mãe acredita nisso mais.
Hiperventilação: consiste inspirar e expirar encher e esvaziar, manda ar pra dentro e soprar o ar várias vezes e com certa força e velocidade para aumentar a presença de oxigênio. Funciona no momento e se você tiver bebido pouco, muito pouco, quase nada. No mais vai pagar mico parecendo asmático ou aprendiz de mergulhador.
Tomar vinagre: igual ao chiclete, pode melhorar o hálito, e só.

Gelo: dizem que o hidrogêneo liberado pelo gelo anula a associação do álcool no ar dos pulmões. Risos, muito risos Primeiramente, para liberar hidrogêneo é necessário altas temperaturas ou correntes elétricas. O hidrogêneo para reagir com o álcool, ou seu derivados, tem que estar protonado, ai serima necessários catalisadores ou reagentes que ajudassem a converter tudo isso em algo não detectável pelo aparelho. O processo de metabolização do álcool (assunto já tratado neste blog) é bastante complexo e feito na região compreendida abaixo da boca, então como pedaços de gelo na boca ajudariam? A temperatura também não ajuda em nada, perdão, só ajuda manter a concentração do álcool, coisa que não se quer. Enfim, com essa técnica podia ganhar um resfriado, mais nada.

Enfim, fica aquela velha dica de não misturar bebida e direção. É a mais eficaz, evita transtornos, perdas físicas e econômicas.

21 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, sugiro que o Sr. faça um estudo melhor sobre o assunto e depois de seu parecer.
O bafômetro não mensura e nem indica taxa de alcool no sangue, o que ele faz é apenas indicar presença de gás CETONA no hálito do cidadão. Não sei se o Sr. sabe, mas o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos. A leitura o indicação de cetona em gás, é a tecnologia mais BANAL e conhecida do MUNDO. Por isso todos os bafômetro adotam este conceito.

Anônimo disse...

Caraca então tamo fu.. heim,, e se fizer uma caipirinha de vinagre carvão e gelo sera que passa kk ?? heim Cadeia ? e o Calheiros não vai preso ?
Parabens professor ! Valeu as dicas !

Anônimo disse...

pior ainda é o camarada dizer que o bafômetro mede a quantidade de SANGUE NO ÁLCOOL, hehehe. Maluco ? E dizer..."caso alguém não saiba..." seguindo-se a longa história demonstrando o conhecimento.

jefferson desculpaai disse...

é um mai burro q outroooo...da d fazer um campeoanto de burrice"!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkk

Douglas disse...

"Primeiramente, sugiro que o Sr. faça um estudo melhor sobre o assunto e depois de seu parecer.
O bafômetro não mensura e nem indica taxa de alcool no sangue, o que ele faz é apenas indicar presença de gás CETONA no hálito do cidadão. Não sei se o Sr. sabe, mas o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos. A leitura o indicação de cetona em gás, é a tecnologia mais BANAL e conhecida do MUNDO. Por isso todos os bafômetro adotam este conceito."
o senhor anonimo esta errado... caso queira confirmar, deixo uma referencia para que o sr estude e veja que mensura sim o alcool no sangue...

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros.htm

e vinagre realmente nao funciona...

Anônimo disse...


Eu não aguento mais ler essa idiotice de corpos cetônicos, não sei quem foi o imbecil que disse isso e todos os outros estúpidos foram atrás.
Se fosse dessa forma, pessoas com diabetes jamais poderiam dirigir e tomar cerveja me deixaria magro ao invés de me deixar com essa barriguinha inconveniente.
Pessoas, parem com esse papo de cetona, sério PAREM!

Anônimo disse...

Queria ensinar como burlar o "BARfometro", é muito simples, quando você for dirigir não beba cerveja, nem whisk ou vodca, Pois, o "barfometro" não irá detectar absolutamente NADA! Experiência própria.

Anônimo disse...

Caraca "quantidade de SANGUE no ALCOOL"?? What the bloody fucking shit is this crap %&#%@??? Este texto é quase incompreensível. Acho que quem o escreveu tomou umas boas doses de alcool para se inspirar...rs

Anônimo disse...

Alguém ja ouviu falar no "Bostômetro". Ele mede a quantidade de fezes no cérebro...

Anônimo disse...

quantidade de SANGUE NO ÁLCOOL, tem gente por ai que só assim mesmo, tem mais álcool no corpo do que sangue.

Maurício disse...

Primeiramente, sugiro que o Sr. faça um estudo melhor sobre o assunto e depois de seu parecer.
O bafômetro não mensura e nem indica taxa de alcool no sangue, o que ele faz é apenas indicar presença de gás CETONA no hálito do cidadão. Não sei se o Sr. sabe, mas o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos. A leitura o indicação de cetona em gás, é a tecnologia mais BANAL e conhecida do MUNDO. Por isso todos os bafômetro adotam este conceito.

Gostaria de saber quem foi o imbecil que colocou esse comentário . Acho que esse cara tá querendo acabar com o emprego dos cirurgiões plásticos , pois o dia em que o alcool queimar gordura , vamos acabar com a lipoaspiração kkkkkk

Anônimo disse...

Cada comediante viu!!
Quero ver os trouxas caírem nessa estória e beberem vinagre hahahah!
Tem que se fuder mesmo, pq alem de ter um sabor desagradável ainda vao ser pegos no bafometro e vao alegar essa balela hahaha.
Só quero estar sussa em casa pra assistir essas notícias hahhaha

Anônimo disse...

"será que é possível o bafômetro ou é essa história é pra enganar leigos mito ?" será que o bafômetro é possivel? ah naao acho que ele é impossível hein... e quem são "leigos mito" (será que dá pra enganá-los?) é uma nova tribo? ja seeei essa tribo tem "sangue no alcool" ne, daí no universo paralelo deles o ÁLCOOL corre nas veias e o SANGUE só pode ser consumido a partir dos 18 anos, aff pfvr, antes de postar um texto LEIA-O! E se possível (dentro dos limites da sua mente """""genial""""") CORRIJA-O!!!

Unknown disse...

é lamentavel,me causa tristeza e revolta,ver tantas pessoas fracas da cabeça discutindo o que nao era pra ser discutido,tentando burlar as leis sempre arrumando um jeito pra fazer coisa errada e ainda se dar bem,acho que quem bebe é dirije e solta bafo de alcool deveria deveria era morrer,mais morrer sozinho sem matar gente inocente...

wallace castilho disse...

Fogo queima o álcool rapidinho, deveriam tentar, rsrs

Anônimo disse...

Troco dicionário Aurélio por duas Latas de Skol .

Anônimo disse...

Que testículo paupérrimo! seria digno de atenção? ou, quem o escreveu tinha uma boa dose de álcool na cachola... Sr. Daniel Normando, pare de beber ou escrever; álcool e redação não combinam.

Elaine Baldez disse...

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Elaine Baldez disse...

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Anônimo disse...

Remédio caseiro infalível, urine dentro de um copo (serve aquele q vc tava bebendo) deixe em repouso por entorno de 1/2hr, após esse tempo pode ingerir misturando com um pouco de canela em pó.O resultado no teste vai ser negativo e não haverá dúvidas sobre se vc bebeu.Vai passar em qualquer blitz. Bonna fortuna!!!!��������������

Anônimo disse...

PQP ESSA ÚLTIMA FOI A MELHOR