terça-feira, 28 de junho de 2011

ÁGUA


Em nosso planeta esta molécula, H2O, ocorre em enormes quantidades, grande parte encontra-se depositada nos oceanos que cobrem cerca de 71% da crosta terrestre, os oceanos têm uma profundidade média de seis quilômetros,percebemos assim a enorme abundância desta molécula em nosso planeta.

Esta grande quantidade de água caiu dos céus quando o calor da terra ainda em formação quebrava moléculas de minerais como a mica, liberando átomos de oxigênio e hidrogênio, que se combinavam formando esta surpreendente molécula. Mais tarde as moléculas eram trazidas a superfície em rios de lava e, por conseguinte, evaporavam na forma de vapor de água. Pode-se inferir que nossos oceanos já foram um dia rochas do nosso planeta.

Anteriormente denominei a água de surpreendente molécula, este título deve-se a algumas características incomuns quando a comparamos a outras moléculas semelhantes, talvez sua propriedade mais incomum seja ser um líquido a temperatura ambiente. Por se tratar de uma molécula tão pequena se esperava que seu estado a temperatura ambiente fosse um gasoso, como a amônia e o metano, mais ainda como seu parente mais próximo o sulfeto de hidrogênio (H2S). O fato de a água ser líquida decorre de características dos átomos que a compõe: o tamanho do hidrogênio e os pares isolados do oxigênio, somados a grande capacidade do átomo de oxigênio de atrair elétrons.

As características dos átomos que compõe a molécula de água fazem com que as moléculas fiquem “amarradas” umas as outras pelo que chamamos de pontes de hidrogênio. Uma molécula de água pode se ligar a outras quatro e assim sucessivamente formando uma grande rede de ligações de hidrogênio, o resultado é que estas moléculas permanecem unidas constituindo um líquido fluido, ao invés de se moverem livremente como as moléculas de um gás.

Outra característica surpreendente da água é a de se congelar a uma temperatura relativamente alta, também resultado da força das suas ligações intermoleculares (ligações entre moléculas). Sua singularidade não se limita apenas ao que já foi falado, vale destacar que a maioria dos sólidos é mais denso que o líquido do qual se condensaram, mais o gelo a 0°C é menos denso que a água a mesma temperatura. Como resultados têm-se icebergs, lagos em que apenas uma fina camada na superfície congela; mantendo grande parte da água no abaixo no estado líquido mesmo a temperaturas inferiores ao seu ponto de congelamento, podendo assim manter-se viva a vida aquática no interior destes lagos. Este fenômeno também se deve as pontes de hidrogênio, porém ao contrário do que se pode pensar a água no estado sólido contém um número bem menor de pontes de hidrogênio, a estrutura do sólido termina sendo mais aberta que a do líquido, como resultado o sólido é menos denso.

Os três estados físicos da água estão presentes em grande quantidade no nosso planeta, porém apenas uma pequena parte é adequada ao consumo humano, 97% é água salgada, 75% da água que não é salgada encontra-se congelada nos pólos. O restante apenas 1% é potável, porém sua grande maioria está a altas profundidades no subsolo, temos então apenas 0,05% da água acessível para o nosso consumo, é a água que flui pelos lagos e rios. Antigos reservatórios de água estão sendo explorados através de poços, porém esta água não é restituída, tornando-se assim ainda mais inacessível.

A água é essencial a vida, logo fornece um meio perfeito para o transporte nas células, pode transportar moléculas para dentro e para fora da célula. O transporte de outras moléculas vai desde o transporte de moléculas orgânicas, como a glicose, a íons como sódio, potássio e cálcio; essências para o funcionamento do nosso organismo.

Esta molécula muitas vezes chamada de solvente universal, felizmente não pode dissolver tudo, posto que se pudesse dissolver o fosfato de cálcio dos nossos ossos, provavelmente não sobreviveríamos. Todavia é um grande solvente mistura-se com o álcool, como pode ser visto no vinho, na cerveja e na cachaça, pois forma pontes de hidrogênio com a molécula de álcool. Dissolve o açúcar pelas mesmas razões, além de sólidos iônicos como o sal e outros minerais.

A cor da água pura, um azul-pálido que pode ser observado a uma espessura superior a dois metros e contra um fundo branco, deve-se também as pontes de hidrogênio, como as moléculas estão ligadas entre si a vibração de uma empurra a molécula vizinha e isso faz com que a radiação na cor vermelha seja absorvida liberando assim uma tonalidade azulada. Muitas vezes vemos esta cor azulada em grandes formações de gelo.

Nenhum comentário: